Em algumas conversas com amigos, conhecidos e clientes, noto que algumas pessoas confundem um pouco o termo Avaliação Patrimonial com outras atividades, dentro do que chamamos de Gestão de Ativos, principalmente com o serviço de Organização Patrimonial que se refere somente a identificação dos bens.
De maneira bem simples e direta, Avaliação Patrimonial é o ato de atribuir valor, através das técnicas e das ciências, ao patrimônio objeto de interesse das pessoas físicas e jurídicas. Neste caso Patrimônio se refere aos bens tangíveis, que não precisam necessariamente ser de propriedade do interessado pela avaliação, basta que se tenha a posse por longo período (quando se assume os benefícios e custos na manutenção do bem).
Quem está habilitado a avaliar?
Para efeitos legais todas a manifestações escritas vinculadas a Engenharia de Avaliações são de responsabilidade e da competência exclusiva dos profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, conforme Lei Federal 5194/66 e resoluções do CONFEA.
Lembrando que a interpretação técnica do CFC a ITG 10, afirma: “consideram-se avaliadores aqueles especialistas que tenham experiência, competência profissional, objetividade e conhecimento técnico dos bens.”
Normas
No Brasil, todo trabalho de avaliação patrimonial deve seguir os normativos da ABNT, NBR 14653 e suas partes conforme o objeto da avaliação:
- NBR 14653-1 Procedimentos Gerais
- NBR 14653-2 Imóveis Urbanos
- NBR 14653-3 Imóveis Rurais
- NBR 14653-4 Empreendimentos
- NBR 14653-5 Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral
- NBR 14653-6 Recursos naturais e ambientais
- NBR 14653-7 Bens de patrimônios históricos e artísticos
Finalidades
As finalidades da avaliação patrimonial são diversas e um mesmo trabalho poderá atender mais de uma delas, veja as principais:
- conhecimento de valor
- contábil (valor justo e teste de impairment)
- seguros
- garantias
- compra ou venda
- permuta, etc.
Aplicações
A Avaliação Patrimonial deve ser aplicada sempre que houverem necessidades societárias, de negócios e de mercado, além do atendimento das orientações contidas nas normas contábeis e fiscais.
Finalidade Fundamental
Além de todas as regulações, obrigações e benefícios em torno da Avaliação Patrimonial o mais importante é ter o Ativo Imobilizado devidamente atualizado, o que resultará numa demonstração do Patrimônio Líquido mais perto da realidade, em outras palavras, mais fiel, o que é fundamental para solidificação das entidades e retenção dos investidores atuais além de atração de novos.
A R3 Assessoria e Avaliações de Bens tem 15 anos na área de Gestão do Ativo Imobilizado e neste tempo aperfeiçoou suas técnicas em Avaliação, entendendo que cada trabalho deve ser personalizado para cada Cliente.
Temos as soluções necessárias para atendimento de suas necessidades. Consulte-nos pelos telefones ou clique AQUI.
Alberto Ribeiro – Diretor
(48) 3372-2298
(48) 9.9814-9848