Cada vez mais as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) estão gerando valor ao seu negócio. Essa geração de valor tem chamado a atenção de muitos investidores, principalmente quando se trata das famosas startups.
O que tem acontecido é que muitos empresários têm sido pegos de surpresa por uma simples pergunta: Quanto vale sua empresa?
Veja um trecho extraído da Revista Exame de 2011 (muito atual)
Para que calcular o valor de uma empresa?
Existem dois momentos em que é comum que os empreendedores se preocupem em calcular o valor de seus negócios — quando decidem procurar investidores que possam trazer recursos ou ao receber propostas de gente interessada em comprar uma participação na empresa.
Para quem tem esse perfil, o momento é oportuno para uma avaliação. “Há um mercado em ebulição para as empresas emergentes”, diz Sergio Almeida, sócio da consultoria Ernest & Young Terco. “Muitos donos de pequenos e médios negócios em expansão estão tendo de responder a propostas de investidores.”
Minha recomendação é que as PMEs avaliem de tempos em tempos o seu negócio.
A avaliação é uma oportunidade, inclusive, para rever diversos pontos importantes para o seu negócio, tais como: nicho de mercado, tipos de produtos oferecidos, projeção de receitas e custos, etc., enfim tudo aquilo que traz excelência para um negócio deve ser revisto e até retrabalhado.
Abaixo segue um conjunto de recomendações que ajudam a valorizar uma empresa:
- Investir no fortalecimento das marcas
- Desenvolvimento de novos produtos
- Ampliação da carteira de clientes
- Aprimorar a governança corporativa
- Profissionalizar a gestão
- Investir em pessoas (talentos)
Enfim, avaliar a empresa periodicamente é cuidar de um negócio que pode despertar grande oportunidades. Bom é estar preparado.
Mais detalhes, mande mensagem para [email protected] ou acesse a minha página.
Para ver a matéria completa da Revista Exame, clique aqui.
Alberto Ribeiro – Diretor da R3.