Planejamento Estratégico R3 Avaliações

No ano de 2018 a R3 Avaliações elaborou seu Planejamento Estratégico conduzido por mim com a consultoria da empresa AE Ação Estratégica Consultoria e Capacitação Empresarial na pessoa da consultora Dra. Juliane Kich. A seguir descrevo como foi o processo e consequentemente como foi sua conclusão.

Conforme a Dra. Juliane comenta em seu relatório, o processo de Planejamento Estratégico se constitui em uma ferramenta organizacional que serve de apoio à tomada de decisão e interpretação do ambiente em que a organização está inserida, constituindo-se em uma das tarefas mais importantes dos executivos, ao passo que ele prepara os tomadores de decisão das organizações para agirem adequadamente diante dos inevitáveis momentos de desafio que o mercado os impõe. Portanto é essencial para o progresso da R3 Avaliações.

Durante o processo foram utilizadas metodologias modernas baseadas nos estudos de autores internacionalmente conhecidos, tais como Kaplan, Norton e Pereira. Para organização dos trabalhos foram estabelecidas as seguintes etapas:

Etapas do Planejamento Estratégico: Missão, Valores, Visão, Fatores Críticos de Sucesso, Análise Ambiental e Mapa Estratégico.

Portanto com a aplicação da metodologia para o Planejamento Estratégico e seguindo as etapas desenvolvemos os princípios do planejamento: Missão, Valores e Visão.

MISSÃO

Proporcionar aos nossos clientes o controle sobre seus bens, organizando e mensurando seu patrimônio, para desta forma agregar valor ao seu negócio. Buscamos sempre a inovação, através da tecnologia e da aprendizagem constante.

VALORES

  • Ética: seguimos princípios éticos com nossos colaboradores, clientes e parceiros.
  • Educação: priorizamos a aprendizagem constante.
  • Resultado: trabalhamos na busca incessante de valor aos nossos clientes.
  • Compromisso: desenvolvemos nosso trabalho com qualidade e no prazo certo.
  • Parceria: trabalhamos lado a lado com nossos clientes e parceiros.
  • Qualidade: desenvolvemos o melhor trabalho para superar as expectativas de nossos clientes.
  • Inovação: inovamos sempre, buscamos constantemente novas tecnologias a fim de agilizar e aprimorar nossos serviços.

VISÃO

Ser reconhecida como a melhor empresa em organização e avaliações de bens, em Santa Catarina, que preza pela inovação e uso da tecnologia.

Horizonte Estratégico: 2022.

MAPA ESTRATÉGICO

Portanto, com base na missão e nos valores da R3 Assessoria e Avaliações de Bens, assim como nos fatores críticos de sucesso e na análise ambiental realizada, tendo em vista o alcance da visão proposta por este Plano Estratégico, o Mapa Estratégico da empresa em questão, desenvolvido através das perspectivas do Balanced Score Card, traz como principais objetivos estratégicos: Aumentar a lucratividade; Desenvolver Gestão Baseada em Valor; Inserir processos tecnológicos mais avançados; Reduzir o tempo de execução dos projetos; Aumentar a taxa de captação dos clientes; Desenvolver retenção dos clientes; Aumentar a popularidade e confiabilidade da marca; Aumentar o quadro de colaboradores; Reter colaboradores e Desenvolver Colaboradores; conforme demonstra a imagem abaixo:

Com base na missão e nos valores da R3 Assessoria e Avaliações de Bens, assim como nos fatores críticos de sucesso e na análise ambiental realizada, tendo em vista o alcance da visão proposta por este Plano Estratégico, o Mapa Estratégico da empresa em questão, desenvolvido através das perspectivas do Balanced Score Card, traz como principais objetivos estratégicos: Aumentar a lucratividade; Desenvolver Gestão Baseada em Valor; Inserir processos tecnológicos mais avançados; Reduzir o tempo de execução dos projetos; Aumentar a taxa de captação dos clientes; Desenvolver retenção dos clientes; Aumentar a popularidade e confiabilidade da marca; Aumentar o quadro de colaboradores; Reter colaboradores e Desenvolver Colaboradores.

Em conclusão, considero que o trabalho de Planejamento Estratégico desenvolvido foi muito bem conduzido e transpareceu a realidade atual da empresa o que propiciou maior clareza para projetar o futuro da R3. A AE Ação Estratégica fez toda a diferença na implantação do plano estratégico, no entanto, teoria sem a prática não se atinge objetivo algum, por isso agora é conosco a continuidade e execução deste plano. Registro aqui os mais sinceros agradecimentos a Dra. Juliane Kich, que demonstrou alto profissionalismo e competência.

Alberto Ribeiro – Diretor da R3 Avaliações de Bens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *